Welcome

Bilai, um jovem Iraquiano, de 17 anos, quer chegar a Inglaterra. Anda 4000 km, a pé, até Calais e é aí, a 32 km do seu objectivo,  que se desenrola a história deste filme francês, com nome inglês, realizado por Philippe Lioret .

Welcome é também a inscrição que se pode ler no tapete do vizinho de Simon, um professor de natação que resolve ajudar Bilai, pondo em risco a sua própria liberdade. Welcome é a inscrição no tapete do vizinho que o denuncia à polícia por deixar entrar refugiados em sua casa, onde não há tapete de boas vindas, e que o julga pela bitola dos seus preconceitos,.

Num mundo globalizado, onde os produtos passam fronteiras livremente, chegando às nossas mãos a preços quase impossíveis de acreditar, fazendo enriquecer cada vez menos gente e escravizar cada vez mais, os Homens ainda são bloqueados bem perto de nós. São impedidos de entrar em “ilhas” , mas também em supermercados. Negam-lhes um banho para depois os rejeitar porque cheiram mal.

Simon acaba por admirar a coragem do jovem Bilai, que sonha ser futebolista no Manchester. Tentará atravessar a mancha a nado porque não procura apenas liberdade mas também o amor. Embora não comece a ajudar pelos motivos mais nobres, ou de forma espontânea, Simon demonstrará ser um amigo à altura, um amigo capaz de arriscar por uma amizade, de dar o que tem de mais valioso.

Mais um filme surpreendente para quem não procura sempre um final feliz… Um filme que nos deixa a pensar na capacidade de luta de algumas pessoas e povos,  que nos faz pensar nas distâncias que julgamos longas, nas barreiras que julgamos intransponíveis… Um filme que, como tantos outros, poderia/deveria ser visto na escola num país onde ainda há bem poucas décadas também se passavam os Pirenéus “a salto”.

Anúncios

Um pensamento sobre “Welcome

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s