Bulnes

Costumava dizer que cresci numa  aldeia isolada até que, a semana passada, estive em Bulnes.

Tenho a certeza que há ainda outros lugares mais isolados que Bulnes onde graças a um funicular, inaugurado em 2001, qualquer pessoa acede sem grande esforço. Antes do funicular, que sobe montanha acima por um túnel de 2200 metros em cerca de 7 minutos, era preciso andar mais de uma hora para chegar à aldeia onde vivem cerca de 20 pessoas. Nem os carros convencionais nem os vulgares todo-terreno conseguem aceder à aldeia. Os únicos veículos  que chegam são uma espécie 4×4 em miniatura que fazem certamente o que antigamente os burros de carga faziam.

A beleza da paisagem é a responsável pela quantidade de gente que visita esta pequena aldeia onde podemos encontrar alguns restaurantes e temos rede de telemóvel sem problemas. A partir da aldeia podemos aceder ao sopé do “Naranjo” do mesmo nome (se tivermos coragem de andar umas 3 horas para cada lado) ou apenas ao miradouro de onde o podemos ver e fotografar.

Foi em Bulnes que encontrei uma senhora que lia o jornal mas não compreendia uma outra que só falava inglês e que passava ali uns dias com uma sobrinha sua. Não resisti a perguntar há quanto tempo  vivia ali. Desde sempre, disse. Nasci aqui e sempre aqui vivi. Tenho televisão, telefone e telemóvel, não falta nada! Toda a vida foi pastora e era com orgulho que o dizia!

Não se pode dizer que Bulnes seja uma aldeia fantasma… Todos os dias, principalmente no Verão, deve ser visitada por largas dezenas de turistas que se aventuram apenas até ao miradouro ou às rotas mais longas que ali têm início ou fim. Não me importava de ficar mais tempo em Bulnes embora seja  um pouco mais isolada que Covelas onde, depois de alcatroarem a estrada que passa à frente da casa onde cresci, chegam a passar 3 carros por dia!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Bulnes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s