Os Miseráveis…

Tenho um sofá para dois onde, por vezes, nos sentamos três. Foi assim este fim-de-semana.

Já me habituei a que fosse ele a trazer um filme para vermos. Sábado  trazia “Les Misérables”, numa das suas muitas adaptações para cinema. Esta era a de 1998, com   Liam Neeson, Geoffrey Rush e Uma Thurman como protagonistas. Ele tinha visto a série de 2000, com  Gérard Depardieu e John Malkovich e sabia já a história.

Gosta de ler Vitor Hugo, pelo menos quando é obrigado a ler qualquer coisa, e por isso o interesse por esta obra. Mas penso que já gosta de ler, ele que, ainda há bem pouco tempo, dizia não gostar.

Vimos os dois o filme, enquanto a Inês estudava,  e gostamos. Combinamos que me traria a série porque, dizia, estava bem melhor.

No domingo sentei-me no sofá de dois onde já estava a Inês a ver televisão. Propus que espreitássemos o primeiro episódio da série, que o André tinha trazido, para confirmarmos se Jean Valjean interpretado por  Depardieu era realmente melhor que interpretado por Liam Neeson. Embora já tivesse visto o André juntou-se a nós debaixo da manta, no sofá feito para dois mas onde, por vezes, cabem três.

Vimos todo o primeiro episódio. Fazia-se tarde, mas a Inês estava colada à história, queria saber o que se passaria a seguir porque não tinha visto o filme no dia anterior. Continuamos até meio do segundo episódio e confesso que, se tempo houvesse, teríamos ficado ainda um pouco mais.

É impressionante como uma história escrita há 150 anos continua actual e a agarrar gerações à volta das suas páginas ou das interpretações  que delas fizeram.

Obrigado puto, pela magnífica sugestão. Obrigado Inês por te sentares connosco e com tanto interesse num sofá para dois onde, por vezes, cabem três!

Quem sabe se um dia não vemos ainda, em Londres, o musical? Assim a crise o permita!

Ps. No entanto, em abono da verdade, tenho que dizer que preferi  aversão Uma Thurman  da  Fantine à versão  Charlotte Gainsbourg…
5 pensamentos sobre “Os Miseráveis…

  1. Ando há anos para comprar o livro, ou está esgotado, ou não encontram na livraria, ou não sabem o preço ou eu simplesmente esqueço-me quando vou a Portugal.
    A série não conheço, o filme… vi os últimos cinco minutos por acidente… e, confessando bem confessado, não conheço enredo…é triste!!

    Gostar

  2. ooops… erro meu… mas também… eu disse que não conhecia nada… estou meia desculpada!! 😀 😀 😀
    ler em computador está fora de questo. fico cansada em muito pouco tempo… e imprimir… seria absurdo… vale mais comprar oS livroS. 😀
    Mas obrigada na mesma!! 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

