Saber comunicar…

Saber comunicar é importante.

Por isso nos obrigam a fazer tanta redação, logo de pequeninos.  Mas, saber comunicar é muito mais que saber escrever. Podemos comunicar com  palavras, mas também com gestos, com imagens, com desenhos, com ironia, com humor ou… com silêncios!

Muitas vezes escolher o melhor meio para comunicar não é fácil. Calamos quando deveríamos falar, brincamos quando tudo nos diz que não o devemos fazer, utilizamos o humor que só para nós faz sentido.

Conhecer as pessoas passa também por saber escolher o que dizer, como dizer, quando dizer… quando calar!

Acredito que muita gente consiga comunicar em silêncio, ou com gestos ou com o olhar.

Acredito que algumas pessoas não precisem de gritos, nem de abanar muito as mãos. Acredito que algumas pessoas saibam comunicar… mesmo sem dizer nada!

Por vezes  sinto que falo demais, que escrevo demais que conto piadas demais… Espero um dia encontrar o receptor certo para poder poupar palavras, letras, gestos e, sobretudo, emoções que se gastam desnecessariamente.

7 pensamentos sobre “Saber comunicar…

  1. Tem razão. às vezes perde-se tanto…
    Eu sou das que faaaaaaaalam! E com as mãos então!!! De vez emq uando lá vai uma caneca para o chão! :S
    Mas também gosto de ouvir.
    NO entanto, do que eu mais sinto falta é de comunicar com dois amigos. Não sei como sempre soubemos comunicar com o silêncio. Ai… faz-me tanta falta isso!

    Gostar

  2. Adorei a reflexão! Autoriza-me a referi-la numa conferência com Fernando Alves da TSf no dia 20 de abril em Abrantes?
    Gostei mesmo e vai de encontro ao trabalho que um grupo de launos está a preparar…
    Obrigada
    Ana Cristina

    Gostar

    1. Olá, boa tarde.

      Obrigado pelas suas palavras, no caso de serem um elogio 🙂

      Pode referir, claro… Mesmo ninguém lendo, é público!

      Cumprimentos,
      João

      Gostar

  3. Só hoje li este texto (calhou numa passagem breve pelo FB a meio do dia).
    Conheço bem a sensação de que falas. Encontrar o equilíbrio não é de facto fácil e não há sensação melhor do que um olhar silencioso que tu compreende…mas compreende mesmo!
    Estou certa de que, além de teres já ouvintes, leitores e espectadores atentos, terás esse… “o receptor certo para poder poupar palavras, letras, gestos e, sobretudo, emoções que se gastam desnecessariamente”. A sabedoria é saber esperar pelo momento certo.
    E quanto às emoções desnecessárias… não sei se o serão mesmo…. pois são umas que, entretanto julgámos desnecessárias ou sem frutos, que nos permitem depois, reconhecer o valor daquelas que tanto aguardámos.
    Obrigada pelo texto. Gostei de te ver hoje.

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.