Querer travar a Internet é como parar o mar com as mãos…

A frase é de Paco Leon, um cineasta espanhol. Cheguei a ela pelo blogue do Enrique Dans.

A Internet, mais do que uma ameaça, pode ser vistas como oportunidade… Porquê querer pará-la? Porquê sentir-se ameaçado?

Hoje temos automóveis e aviões que nos permitem deslocar rapidamente, fará sentido querermos voltar ao tempo do cavalo e das charretes?

Hoje é possível distribuir conteúdos em grande escala a baixo custo. Porquê teimar em vender rodelas de plástico a custos altíssimos? Talvez apenas para nos fazer sentir donos de alguma coisa, alguma coisa que tem custos de produção, mas que, todos sabemos, não justificam as exorbitâncias que, muitas vezes, nos pedem por elas!

Se puder comprar ou alugar o direito de ouvir ou ver um obra, diretamente a partir do meu sofá, a um custo razoável, não preciso de rodelas de plástico para nada na minha estante…

Se milhões comprarmos a preços razoáveis os lucros continuam altos e nem há necessidade de pirataria….. Se gostarmos do que vimos ou ouvimos estaremos presentes nos espetáculos, compraremos produtos associados…

Apenas os modelos de negócio mudam, os negócios continuam… Alguns visionários, como a Apple, já perceberam isso há algum tempo…. Mas a maioria das editoras e artistas continuam a querer parar o mar com as mãos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.