Castells: como elites estão rompendo o pacto social

Manuel Castells é um sociólogo espanhol sobejamente conhecido em todo o mundo. Autor de diversas obras sobre tecnologias e sociedade é dos autores mais citados  nesta área. Vale a pena ler uma reflexão sua, aqui.

Trago apenas uma das principais ideias defendidas (o negrito é meu):

“o importante não é o número de pessoas que sustentam o sistema, mas a produtividade gerada por eles para custear o apoio aos aposentados. Se, além disso, os benefícios sociais forem oferecidos por um Estado de Bem-estar dinâmico, apoiado nas tercnologias de informação, os custos são reduzidos. De modo que é os benefícios são perfeitamente sustentáveis, desde que ampliem a produtividade da economia, e diminuam a ineficiência no Estado não por meio do desemprego – mas de uma modernização organizativa e tecnológica do setor público.”

Partilho esta visão de que as tecnologias permitem, em quase todas as áreas da sociedade, um aumento da produtividade. Os bancos, por exemplo, poupam milhões  com os cartões e com o homebanking. Muitos até já dispensam ter balcões onde os funcionários olham os clientes nos olhos. Mas o lucro gerado não é repartido. Os funcionários deixam de ser necessários atrás dos balcões, mas o ganho em produtividade acaba por ser repartido por poucos, por muito poucos!

Vale a pena ler o artigo antes que seja tarde demais para evitar o “surgimento de um Estado de mal-estar de perfis sinistros” porque aí, até os poucos que agora repartem os lucros vão estar envolvidos em problemas.

(Fonte da imagem e texto original completo: http://www.outraspalavras.net/2012/09/04/castells-como-as-elites-estao-rompendo-a-pacto-social/)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s