As fontes e os fontanários…

scarletA imagem chamou a minha atenção… afinal  é a Scarlett Johansson!

Estava nesta notícia da revista Sábado onde diziam que se está a tornar viral, explicando que se trata de modificações de uma imagem tirada durante a filmagem de um filme, há um ano…

Explicavam onde as  encontraram   “As imagens estão em destaque no site ‘Internet Meme Database’”, embora não tivessem nenhuma hiperligação para esse sítio. Ficava assim por saber, na minha opinião, qual a verdadeira origem das imagens… Quem as criou e porquê?

Numa pesquisa no Google, encontro as mesmas imagens no sítio da VejaSP.

Aqui dizem mesmo:

“Como apenas uma queda de uma das atrizes mais sexy do mundo não é o suficiente, os internautas de todo o mundo se reuniram para fazer as melhores montagens da estrela se estatelando no chão.”

Mas reuniram-se onde? O porquê parece implícito: por ser uma das atrizes mais sexy do mundo.

Por acaso estava ao meu lado o meu filho que ao ver a foto disse: Isto já anda aqui?

Na verdade, a foto foi alterada numa comunidade que usa uma rede social (?) chamada Redit e que ele também utiliza. Nesta rede existem Subredits dedicados a vários temas. Um deles é o photoshop battles, que traduzido à letra será algo como “batalhas com o photoshop”. Nesta comunidade, com mais de 200 mil membros,  um dos participantes propõe uma foto e os restantes fazem alterações, mais ou menos engraçadas, utilizando essa mesma imagem.

Estava portanto explicado  onde se juntaram os internautas de todo o mundo. No entanto, esta foto, e a história a ela associada, que tem honras de destaque em revistas como a Sábado, nem é uma das que se tornou mais populares neste grupo (está em 44 nas mais populares do mês) que parecem mais interessados em desafios que envolvam manipulação de imagens do que em atrizes sexy. Não foram portanto eles que a tornaram viral, apenas criaram as imagens…

Bom, tudo isto para dizer que se não fosse o meu filho, apenas com a informação da Sábado, nem metade da história teria sabido.

No entanto, bastava um link para a fonte da informação  http://knowyourmeme.com e lá é possível encontrar toda a história e os autores das fotos modificadas...

Já agora, ficam aqui o original e duas das alterações da foto mais votado do mês!

urso1 urso3 urso2

Anúncios

Um pensamento sobre “As fontes e os fontanários…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s