E se em vez de psicólogos precisássemos de ouvir os sociólogos?

No texto anterior levantei a hipótese do piloto que, ao que tudo indica, levou deliberadamente  para a morte 150 pessoas estar doente. Nas notícias ouve-se a necessidade de testes psicológicos aos pilotos para evitar novos casos.

Não deixo de concordar, mas e se é toda uma sociedade que está doente teremos psicólogos que cheguem? 

Produzimos mais que nunca, graças ás tecnologias, e, no entanto, continuamos a explorar-nos uns aos outros para que cada vez menos tenham cada vez mais…

Nada justifica a morte de tanta gente. Mas vivemos rodeados de gente infeliz. De pais que não podem dar de comer aos filhos. Famílias separadas porque a globalização parece ter chegado sobretudo aos empregos. Gente que trabalha todo o mês não para viver mas apenas para sobreviver….

Claro que já estivemos pior. Há 50 anos estávamos certamente pior. Mas era produzida tanta riqueza como hoje? Cada vez menos conseguimos produzir mais para que menos acumulem também cada vez mais. Depois serão precisos condomínios de luxo onde esses poucos se refugiem. Serão precisos muitos policias muitos psicólogos que controlem todos os outros, os que têm pouco ou nada para comer e também pouco a perder…

Jovens, a quem roubam todos os sonhos nas terras onde nasceram, deixam-se encantar por conversas de extremistas. Pensam que ter uma arma na mão é ter poder, que degolar alguém pode ser divertido… É fácil fazer sonhar aqueles a quem roubaram  todos os sonhos!  

Precisamos refletir no rumo que queremos seguir. Todos os dias há suicídio este, se foi mais um, não foi apenas mais um. Temos que repensar o modo como se abrem as portas nos aviões, e nos comboios e nas discotecas e nos bares…. Temos que fazer testes psicológicos aos pilotos e ás hospedeiras e aos professores… Mas ou repensamos muita mais coisas ou haverá mais problemas… 

Não sei se não teremos que ouvir os sociólogos antes de, individualmente, todos sermos ouvidos pelos psicólogos! 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s