A que hora é a missa?

Cresci numa aldeia tão pequena que nem chegava a ser aldeia.

Era uma quinta!

Não daquelas quintas que pertencem a uma única pessoa, era, e é, um pequeno aglomerado de casas que não era sequer freguesia, pertencendo à freguesia de uma aldeia vizinha. Poderia também ser considerada um lugar, mas, para todos os efeitos, era apenas uma quinta!

A quinta dividia-se em bairros que, por ser uma quinta, se chamavam “cimo da quinta”, “meio da quinta” e “fundo da quinta”, para além dos “Casais”, logo á entrada.

Eu vivia no fundo da quinta e era por aí que passava toda a gente que, a pé, se deslocava á aldeia ao lado, sede de freguesia, para fazer compras ou, ao domingo, ir á missa. Nesse tempo, e na quinta onde cresci, o tempo não tinha o mesmo significado que tem hoje. Ou pelo menos para mim e para a maioria dos que por lá vivíamos não tinha. Muito mais que os relógios mandava a luz do sol. Lavrava-se a terra até que o sol se fosse, começavam-se a apanhar as batattas quando havia luz suficiente para as ver.

Sempre que mudava a hora, e da  varanda via as pessoas passar ao domingo de manhã, a pergunta era sempre a mesma: “a missa será à hora antiga ou à hora nova?”. Depois uns voltavam porque se tinham enganado ou deixado atrasar por culpa  dos relógios que não se acertavam sozinhos, como hoje.

Nunca me lembro de nenhum domingo a missa ter sido na hora antiga, porque, como sei hoje mas o padre saberia certamente já nessa altura, a hora antiga já não existe, apenas a nova hora!

Hoje já ninguém vive no fundo da quinta. As três ou quatro casas deste pequeno bairro estão vazias e quem vai á missa vai de carro certamente. Mas, cada vez que a hora muda revejo-me menino, na varanda, ao domingo de manhã, a ver passar gente apressada que não sabe a que horas é a missa e pergunta a um miúdo que também não tem a certeza!

Bom domingo, não se atrasem!

Anúncios

2 pensamentos sobre “A que hora é a missa?

  1. Está muito bonito este teu texto. Ainda bem que ainda guardas uma aldeia dentro de ti, isso é meio caminho para não adoecer (psicologicamente).
    Beijinho e boa Páscoa na hora certa.
    ~CC~

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s