Ir a Fátima e não voltar…

Cinco pessoas perderam a vida hoje no IC2, entre Coimbra e Pombal. Iam para Fátima, como eu fui há uns tempos. Caminhavam num grande grupo, de mais de 70 pessoas, creio.

O meu grupo era apenas de dois e em época baixa para peregrinações. Não sei se escolhemos  os melhores caminhos(o nosso itinerário foi ditado pelo software instalado no telemóvel), mas nas duas tentativas (meio de agosto e fim de março) encontramos outros peregrinos o que me leva a pensar que o fluxo seja mais ou menos constante ao longo do ano e que passe por onde fomos.

Há um troço onde caminhar foi muito agradável, vai de pouco depois de Pombal até uma localidade chamada Barracão. De resto muito tempo pelo IC2 com carros e camiões a passar a poucos metros de nós, que éramos só dois e muitas vezes tivemos que andar em fila indiana…

Mais que uma vez refletimos no perigo e no pouco seguro que era a maior parte do percurso e na necessidade encontrar  alternativas, ainda que mais longas. A fé move milhões e não só de pessoas. Os peregrinos, mesmo pobres, gastam dinheiro pelas localidades por onde passam. As velas que acendem em Fátima são tantas que nem conseguem arder de pé, são simplesmente atiradas para uma fogueira para que derretam.

São milhares que caminham e gastam ou oferecem milhões, mereciam respeito, apoio e que alguém criasse um percurso com   menos riscos e onde se pudesse caminhar lado a lado! Vão certamente dizer que é uma ironia morrer em peregrinação. Vão certamente perguntar onde estava Deus e Fátima que não os salvou. Muitos culparão Deus eu, lembro-me de uns quantos Homens e alguns que dizem representá-lo por cá que certamente hoje também sentirão alguma culpa pelo sucedido…

Não chegaram a Fátima, espero que estejam num lugar melhor!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.