O plágio…

As redes sociais vieram permitir a partilha fácil de palavras, frases, textos, imagens, vídeos e ideias!

A maioria das vezes os créditos são tão simples de dar que nem vale a pena fazê-lo. Por exemplo: se vejo um texto de que gosto no mural de um amigo basta partilhá-lo (sem remover a sua proveniência) para que os créditos estejam assegurados. É uma partilha, estou a dar visibilidade ao texto do meu amigo. Copiar as suas ideias, mesmo que de uma forma parecida para o meu mural não é tão honesto e dá mais trabalho!

A mesma preocupação devemos ter com as imagens. Se alguém partilhar uma foto minha, a partir do meu mural, ficarei agradecido. Se a copiar e recolocar como sua, incomodado. Mais uma vez a segunda opção dará mais trabalho que a primeira.

Embora as tecnologias nos permitam plagiar, normalmente não o fazer ou é mais fácil ou é também facilitado pelas próprias tecnologias. Por exemplo, se me lembro de uma frase que li há muito tempo, mas não recordo o autor, em minutos posso saber quem a escreveu, recorrendo ao Google. E não funciona apenas para textos, passem para “imagens”, no Google, e arrastem o ficheiro da foto que vão partilhar para a caixa de pesquisa é muito provável que encontrem o autor da foto!

Aprender a partilhar, respeitando os autores, é uma questão de respeito. Choca-me ver essa falta de respeito sobretudo se vier de um professor ou educador. Como passará estes princípios aos seus alunos se não os respeita?

De qualquer forma só conseguimos enganar os “amigos” que não conhecerem a frase ou autor original ou que não tiverem competências para o descobrir o que, mais uma vez, é uma falta de respeito, uma vez que parto do princípio que são menos inteligentes  que nós!

Na minha opinião, só plagia as ideias dos outros quem não tem ideias próprias e isso diz muito sobre uma pessoa!

Por mim, respeito todos os que respeitam os outros…

Assim, por amor da santa, não plagie.

Mostre que até sabe quem disse essa frase tão brilhante ou quem tirou essa foto que acaba de partilhar… Os seus amigos agradecem, e ficam com uma boa ideia sua, mesmo que corra o risco que encontrem mais ideias ou fotos antes de si…  E, vai ver que quando tiver uma ideia verdadeiramente sua, vai sentir-se muito melhor na hora de a partilhar!

Deixe uma Resposta

