Sobre gatos e fogueiras

Anda uma revolução nas redes sociais por causa de uma notícia que dava conta da queima de um gato numa aldeia transmontana. Não vou defender o gato, nem a dona, mas penso que seja uma notícia que nos pode fazer pensar um pouco sobre as próprias redes sociais e o uso que lhe damos…

Como habitualmente depois de uma notícia destas surgem os comentários indignados. A grande maioria deles a favor do gato, claro, a grande maioria deles mostrando que os autores do comentário se limitaram a ler o título da notícia.

Se perderem uns minutos a ler a notícia, ou a ver o vídeo que ainda é mais fácil, vão descobrir que o tal gato que queimam vivo é o mesmo há quatro anos. Pelo número de vidas dos gatos, terão na aldeia gato ainda para mais três anos. Portanto o animal é mal tratado, apanha um valente susto mas não morre.

Não morre, mas não é isso que dignifica esta tradição.

Digam o que disserem as tradições começam um dia, em determinado contexto, e repetem-se por anos e anos, até se tornam tradição. Depois são questionadas e alguém diz um dia: “A tradição já não é o que era…”Se as redes sociais servirem para refletirmos sobre algumas tradições que hoje não fazem sentido e que nos repugnam… Muito bem….

Mas discordo quando começamos a dizer que deviam fazer o mesmo à gente da aldeia ou à dona do gato, discordo quando se tenta fazer humor com o caso insinuando que se começa uma prática hoje e que lhe chamamos tradição amanhã…

Os gatos e os animais merecem respeito e os humanos também, mesmo que nem sempre pensem como nós, mesmo que nem sempre pratiquem atos exemplares!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s