Devia ter desconfiado…

Devia ter desconfiado quando insistiu para que lhe comprasse aquele carro de alta cilindrada de que não precisava. Que sim, que era bom e que o dinheiro não era problema, pagaria quando pudesse. Insistiu ainda que fizesse arranjos na quinta da família, reconstruísse os muros arranjasse os caminhos, fazendo caminhos onde nem eram precisos. O dinheiro viria, não havia problema nenhum… Sugeriu ainda que comprasse uns fatos, umas camisas e umas gravatas. Afinal agora era rico e teria que conviver com os ricos, uma boa apresentação era fundamental!

Tudo parecia tão distante agora… A semana passada queria comprar medicamentos para o pai e já não tinha dinheiro. Os filhos iam para a escola sem tomar pequeno almoço e vestiam a roupa do irmão mais velho que já tinha ido trabalhar para o estrangeiro.

No entanto diziam-lhe que tinha que pagar e a horas! Que trabalhasse mais. Mais horas por dia, mais dias por ano… e que o seu pai, que trabalhara toda a vida, poderia continuar a trabalhar e comer apenas sopa duas vezes por dia.

Entretanto o carro de alta cilindrada mal saia da garagem por falta de combustível e há dois anos que não fazia revisões. Desconfiava que o primo, que influenciara o negócio e agora trabalhava no estrangeiro tinha metido algum ao bolso com o negócio, mas as provas tinham ido com ele!

Agora diziam-lhe como governar a sua casa, o que podia ou não comprar… Se podia ou não dar de comer aos filhos e tratavam-no de preguiçoso, ele que sempre trabalhara…

Pediam-lhe que ajudasse a fabricar carros, recebendo cada vez menos. Diziam-lhe que os seus filhos não precisariam de estudar para apertar parafusos, que para pensar estariam por lá eles…

Devia ter desconfiado, pensava agora que lhe exigiam que aceitasse tudo sem nada poder perguntar à família… Devia ter desconfiado, pensava, agora que ameaçavam excluí-lo do clube por não cumprir e, sobretudo, não ser produtivo! Devia ter desconfiado, mas agora tinha de deixar o tal carro na garagem e andar de bicicleta exigindo-lhe que fosse produtivo e pedalasse cada vez mais!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.