Números, são números apenas!

Hoje morreram mais 50 no mediterrâneo. É isso que diz a comunicação social. Desconfio sempre destes número tão redondos. Seriam talvez 47 ou 52? Quem se importa? Afinal era mais um barco, no Mediterrâneo, e não um avião nos céus da Europa.

Ninguém saberá os seus nomes, não havia lista de embarque. Nas televisões não ouviremos as histórias de cada um deles, os seus sonhos, as suas profissões as famílias que deixaram para trás! Nunca saberemos se algum deles, por descuido, não conseguiu apanhar o barco naquele dia e se salvou por isso.

Sabemos apenas que eram 50, talvez.

Se soubéssemos o nome de pelo menos um deles, como do tal leão Cecil, talvez fosse mais fácil ter pena. Mas tinham, cada um deles tinha um nome, uma família e, em cada um dos 50 peitos batia um coração.

As famílias talvez ainda nem saibam. Não haverá nenhum testes de ADN.

Um dia os nossos netos saberão que vimos estas notícias na TV e nada fizemos. Um dia teremos vergonha por ter vivido no tempo em que as pessoas eram apenas números, pessoas obrigadas a fugir da guerra e da fome, pondo a vida em perigo.

Por vezes pergunto-me se, durante a segunda guerra mundial, as pessoas não saberiam o que se passava naqueles comboios que passavam cheios de gente e regressavam vazios. Se não desconfiavam de nada. Sabiam. Sabiam tão bem como nós sabemos o que se passa no Mediterrâneo. Sabiam e calculavam que fossem muitos. Eram números, como hoje voltam a ser números… apenas.

Espero que o paraíso seja um lugar melhor do que aquele para onde tentavam escapar. Espero que encontrem a paz  que procuravam e que nós a encontremos também para vivermos com o peso de sabermos apenas que eram 50, pelo menos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s