São tecnologias, apenas….

As redes sociais são apenas tecnologias. E as tecnologias ferramentas, apenas.

Somos nós que usamos essas ferramentas e fazemos delas o que são. Dizer que o facebook ou até as redes sociais são boas ou más é admitir que nós, que as usamos, somos bons ou maus.

Dizemos no nosso mural o que diríamos em voz alta num café. Ou, pelo menos, deveríamos dizer no nosso mural apenas o que seríamos capaz de dizer num café em voz alta. Não sou frequentador de cafés, mas recordo-me de ouvir umas quantas barbaridades no café da aldeia, ao domingo,  quando era adolescente.

No café ouvimos cada um expor o seu ponto de vista, nem sempre bem fundamentado mas… estamos no café!

Nas redes sociais e nos blogues, ou pelo menos nestes que ninguém lê, podemos ler também pontos de vista nem sempre fundamentados.  Podemos fazer “gostos” e partilhar ideias que, sendo erradas, se vão repetindo até que alguém lhe dá mais crédito que a uma conversa de café!

É um erro!

Não me venham dizer que nas redes sociais também estão jornais e os meios de comunicação que deveriam ser de referência. Estão, mas limitam-se a copiar o que de pior se faz por lá. Colocam notícias incompletas, mal escritas, apelam ao “gosto” à partilha, dão-nos as notícias que nem na imprensa cor de rosa teria lugar, expõe pontos de vista capaz de envergonhar qualquer bêbado que as ouvisse no café!

As redes sociais são ferramentas fantásticas. A sua simplicidade faz com que possam ser utilizadas por qualquer imbecil, mesmo os analfabetos! E, como o escritor italiano Umberto Eco, temo  que venham dar, cada vez mais, voz aos imbecis!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s