Um homem apenas

Ossama Abdul Mohsen, é assim que se chama. Pode ser um nome difícil de pronunciar como serão certamente difíceis de pronunciar os nossos para ele. Foi escolhido um pouco ao acaso, entre as centenas de homens e mulheres que corriam naquele dia. Mas foi Ossama Abdul Mohsen a quem a jornalista resolveu passar uma rasteira.

Sabemos hoje o seu nome, e o que fazia: era treinador de uma equipa de futebol da primeira divisão no seu país.

Transportava um filho, de sete anos, ao colo e hoje sabemos que tinha enviado outro, de 18 anos, num barco pelo mediterrâneo.

Sabendo o seu o nome e o que fazia, talvez seja mais fácil imaginar que talvez tivesse uma casa. Uma vivenda talvez. Podemos até imaginar que a conseguiu vender, antes de fugir e que, com esse dinheiro, pagar a sua viagem e a do seu filho mais velho. Sim, essas viagens são caras e temos que imaginar que muitos ainda conseguiram vender ao desbarato tudo o que tinham para as pagar.

Sabemos hoje quem era o que fazia quantos filhos tem e até podemos conceber, afinal,  que traga com ele um iPhone e que em sua casa tenha deixado abandonado um computador e uma televisão com ecrã de 42 polegadas.

Não sabemos se ao lado corria um juiz, um médico, uma professora, uma enfermeira, um taxista…

Sabemos apenas que este homem tem nome, família, profissão. Isso ajuda-nos, talvez, a perceber que no seu lugar poderia estar qualquer um de nós! Que também nós já fomos migrantes, que também nós poderemos um dia precisar de deixar tudo e partir, levando no bolso um iPhone ou um Android e deixando em casa um computador e uma televisão ou duas.

Anúncios

Um pensamento sobre “Um homem apenas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s