Cuidado, tecnologia inteligente pode tornar-nos estúpidos!

Cada vez mais a tecnologia nos ajuda a escolher. Baseada em escolhas anteriores sugerem-nos novas escolhas, sugerem, muitas vezes, mais do mesmo. Pode à primeira vista parecer bom, e é! Mas não sei se será bom para todos!

Será bom para quem vende, música ou férias, por exemplo.

Se me sugerir algo parecido com o que oiço normalmente talvez compre por também gostar. Será bom para quem vende férias. Se vou normalmente para a praia podem inundar-me com publicidade de praias paradisíacas e estarei tentado a comprar.

Eu, no entanto, serei inundado por tudo aquilo de que já gosto e nunca experimentarei o que desconheço. Continuarei a ouvir o mesmo tipo de música, a ir para a praia sem saber que na montanha também se pode ser feliz ou que o meu ouvido se poderia ter habituado a outros ritmos. Cada vez procurarei menos porque procurarão por mim pensando que sabem, melhor que eu, o que quero procurar.

Sejamos críticos na tecnologia que utilizamos, não nos deixemos estupidificar, afinal esta semana vi um bom filme italiano… eu que prefiro o francês!

O que podemos fazer? Prefira a escolha dos seus amigos, ouse pensar fora da caixa e experimentar novas sensações… Prefira o livro de que um amigo gostou àquele que algum algoritmo mais ou menos inteligente lhe aconselha…

Seja crítico, confie mais nas pessoas e menos nas máquina!

Um pensamento sobre “Cuidado, tecnologia inteligente pode tornar-nos estúpidos!

  1. Adoro esse tipo de tecnologia. Comigo costuma acertar sempre… so lado. Há tempos era uma avaliação do gmail. Segundo as contas deles, eu deveria ter quase 50 animais de estimação. Eu que só tive um cão rafeiro toda a minha a vida e que me ajo completamente incapaz de ter um peixe de água fria… devia ser um sucesso como dona de 50 bichos indefesos… coitados deles.
    De certa forma eu até simpatizo com estas aplicações, pois são-me úteis… à minha dose diária de riso. 😀

    Gostar

Deixe uma Resposta

