Cândida – Salgado – Nicolae – Pedro

Texto de Nicolae Sena Santos (*)

Gosto da vida. Acho-lhe uma piada incrível. Uma das minhas coisas preferidas é aquela maravilha sequencial que faz com que uma acção dê origem a outra e outra e assim sucessivamente, como se fossemos peças de dominó a cair e empurrar outras infinita e inexoravelmente. Nenhum de nós pode, no seu perfeito juízo, dizer que a sua vida teria sido igual se apenas uma das pessoas que conhecemos não se tivessem cruzado connosco.
Dia 14 de Outubro de 1996 comprei um livro, o Introduction to genetic analysis. A bem dizer, não o comprei, arrendei-o, mas já explico. Tive uma professora fantástica na Universidade do Minho. Aliás, tive várias, mas agora vou falar só de uma. A Cândida Lucas deu-me aulas de genética e de Antropologia. Ela era monstruosa dentro de uma sala de aula. Quando digo monstruosa não estou propriamente a falar de um monstro mitológico que nos abria a cabeça e devorava os miolos enquanto afiava as unhas com uma broca de diamante, estou a falar de uma monstruosidade humana e intelectual que nos abria as cabeças e nos fazia ver mais longe e sonhar mais alto. A consequência lógica de ter ficado fascinado por ela foi ter-me apaixonado pela sua disciplina, e em genética o nosso livro foi o que referi acima. A biblioteca da UM tinha vários livros, aí uns 10 traduzidos em brasileiro e uma edição original. Xenofobia à parte, traduções brasileiras de livros científicos são um horror e a edição original estava sempre requisitada. Fui à livraria Minho, do meu amigo Salgado, e passei algumas semanas a namorar o livro de forma platónica, a sonhar com o dia em que ia conseguir juntar dinheiro para o comprar, sim, 12 contos era muito mais dinheiro do que o que tinha. Uma bela tarde, o meu amigo Salgado disse-me: “Nicolae, leva já o livro e vais pagando quando puderes”. Como é óbvio resisti, sem vontade nenhuma mas fi-lo por um misto de orgulho e educação. Depois levei-o para casa com um sorriso de felicidade mais genuína que planeada.
Li-o avidamente. Estudei-o mais por prazer que obrigação, só tive pena de não ter cumprido a promessa de ter em genética a melhor nota do curso, não passei de um 15, mas depois vinguei-me em Antropologia onde tive 18, essa sim a minha melhor nota.
Muitos anos passaram e tive um aluno chamado Pedro. Um génio curioso apaixonado por genética que me obrigou, no oitavo ano, a dar aulas sobre estrutura e funcionamento do DNA e sobre as causas e o funcionamento das mutações. Hoje, na véspera de fazer 19 anos nas minhas mãos, ofereci-lhe o meu livro preferido da universidade. Foi uma sequência lógica. Um livro é uma obra de arte, é conhecimento desenhado sob a forma de letras, é a última e derradeira vingança do Lamarck sobre o Darwin, porque se a nossa evolução biológica é lenta, como Darwin explicou, a nossa evolução cultural e científica está baseada em ensinar o que aprendemos, quase como Lamarck postulou.
Entre o gigantismo intelectual da Cândida, a amizade sincera e paternalista do Salgado e a curiosidade juvenil do Pedro, um livro uniu-nos. Espero que lhe seja tão útil como foi a mim. A minha biblioteca que tanto prezo ficou um livro mais pobre, a dele ficou um livro mais rica. Mas o que aprendi com o livro, com a Cândida e com o Salgado não desapareceu nem desaparecerá, e se um dia o Pedro ensinar algo a alguém, eu, o Salgado e a Cândida estaremos presentes nesse momento e nesse ensinamento. Porque a vida é assim. Levamos connosco em cada momento todos os que fizeram de nós quem somos.

Nicolae Sena Santos, Outubro de 2015

(*) Este é o segundo texto que, vendo publicado no FB, peço ao amigo Nicolae para trazer para aqui onde ninguém lê.  Ele, que dá livros aos amigos, dá-me também a mim o privilégio de trazer os seus escritos para aqui onde ninguém os lê. Mas, mesmo que apenas eu os (re)leia de vez em quando,  ficarão guardados para quando mais tarde quiser ler alguma coisa realmente bem escrita!

Obrigado Nicolae.

Um pensamento sobre “Cândida – Salgado – Nicolae – Pedro

Deixe uma Resposta

