Foi bonita a festa, Zé!

Ao longo das nossas vidas vamos, invariavelmente, cruzando com outras pessoas. Para além da família, esses encontros acontecem, muitas vezes, na escola: na primária, na secundária, na faculdade, etc… e, depois, no emprego. Claro não são os únicos locais possíveis para nos cruzarmos com outras pessoas mas, todos nós, nos cruzamos na escola e no emprego com gente a quem passamos a chamar colegas. Alguns desses colegas passam, ao fim de algum tempo, a ser nossos amigos.

Foi isso que o o Zé fez ao longo da sua vida, colecionou colegas que passaram a ser amigos. E é difícil passar pela vida do Zé e não ficar seu amigo, confesso. Pessoalmente, considero que ser seu amigo é, acima de tudo, um privilégio. Tenho tido a sorte de me cruzar com gente fantástica ao longo da minha vida. Além do Zé, poderia nomear mais alguns, só  na ESE/IPS, mas hoje é o dia de falar do Zé porque a festa foi dele.

Conheci o Zé em 1997. Foi meu formador num curso de formação de professores . No ano seguinte convidou-me para trabalhar com ele, no Centro de Competência Nónio Séc. XXI que coordenava na ESE de Setúbal, e a partir daí  fui um dos muitos que com ele foram aprendendo e crescendo profissionalmente. Se tivesse que o descrever numa palavra seria “generosidade”. Como eu, vi passar pelo gabinete alunos da formação inicial, colegas e muitos outros a quem o Zé nunca fechava a porta. Lembro-me do  “Espaço 39”, dos encontros de alunos em início de carreira, e de tanta outra iniciativas onde, mal se percebia a mão do Zé (porque na hora dos holofotes  empurrava para a frente, muitas vezes, os mais novos) mas que sem ela nunca  teriam visto a luz do dia. Nunca precisou de se  servir dos projetos que desenvolveu para brilhar, mas todos os projetos brilharam graças a ele!

São pessoas, generosas, como tu que fazem avançar e rodar o mundo!

Foi muito bonita a festa, Zé.

Obrigado.

Deixe uma Resposta

