Os ciclistas de fim de semana

Acabo de chegar de uma viagem de mais de 250 km, grande parte por estradas secundárias. Passei uns quantos ciclistas e, como hoje é domingo, suponho que a maioria sejam ciclistas de fim de semana.

Este verão, em Amsterdão, fiquei impressionado, suponho que como a maioria dos portugueses que visitam aquela cidade pela primeira vez, com a quantidade de ciclistas e bicicletas espalhadas por todo o lado. No entanto eram ciclistas diferentes dos nossos. Eram ciclistas que iam e vinham para os empregos, para as compras,  para as escolas para as universidades. Não estive por lá ao domingo, nem andei pelas estradas secundárias holandesas. No entanto penso que na Holanda a bicicleta seja um objeto muito mais prático e associado à necessidade de locomoção e não ao desporto de fim-de-semana… como por cá!

Imagino todos os ciclistas com que me cruzei hoje nos seus carros, a caminho do emprego, amanhã de manhã. E largam os fatos de licra, os calções com reforços especiais, e as bicicletas xpto para irem para o trabalho de carro, muitas vezes, cada um no seu, muitas vezes, a 2 ou 3 ou 4 km de casa.

Começamos a  ser um país de ciclistas, mas, por enquanto, apenas ao fim de semana!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os ciclistas de fim de semana

  1. Tem que se começar por algum lado, João. Mas em Amesterdão, como noutros sítosda Europa, há outras diferenças: locais específicos e regras claras para a um simbiose quase perfeita entre carros, bicicletas e peões. Porque eu fiquei chocada ao saber que em Portugal se pode ir de bicicletas aos pares e no meio da estrada. Que os ciclistas devm ter o seu lugar na estrada… é coisa que nem se discute, mas empatar quem vem há quase 2000km a conduzir e está desesperao por deixar o carro na garagem… isso é outra coisa bem diferente…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s