A importância da Matemática 

Queiramos ou não, a Matemática sempre foi, é, e continuará a ser, uma das principais ou mesmo a principal área do saber. Desenganem-se os que pensam que as mortes no S. José se deveram a erros de medicina, de médicos ou de planeamento. O que se passou está relacionado apenas  com Matemática. 

Quando um engenheiro constrói uma ponte calcula até que ponto deve ser resistente. Quanto mais resistente melhor, mas também mais cara fica. Por isso é preciso chegar a um compromisso. E aqui entra a Matemática.Depois de muitas contas, o engenheiro decide, finalmente, a resistência da ponte.

Dizem que casos como o que aconteceu há dias, em S. José, foram mais 4 ou 5 nos últimos anos. Quatro ou cinco pessoas que morreram porque não havia condições para as operar ao fim de semana. Que haveria perdas de vidas, mais cedo ou mais tarde, alguém deveria saber, porque afinal os médicos e as equipas estão lá (ou não estão) para as salvar… Depois bastava saber quanto valiam essas vidas para tomar a decisão. 

Agora já sabem, dividam o dinheiro que pouparam por quatro ou cinco e têm o valor das vidas que se perderam. Mas descontem, por favor, tudo o que se gasta a tentar recuperar os que foram operados segunda, mas que, por ser tarde, embora não morrendo, ficaram deficientes para o resto da vida. Tenho quase a certeza que será muito menos que o que valem os bancos, mas, mais uma vez, é apenas Matemática. É só fazer as contas, como dizia o outro, e alguém as fez, tenho a certeza. Alguém disse: mesmo que morram dois ou três, e que outros tantos fiquem inválidos… vale a pena poupar! 

Só é pena que, em Portugal, não saber Matemática não leve ninguém á prisão porque isso faria muito a favor de outras decisões futuras que envolvessem números, bancos ou vidas! 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s