De soldado a general ou… chegar a general sem ter sido soldado?

 

Por vezes sonho com um país que não existe. Sonho que estamos na Europa, sonho que todos temos oportunidades iguais, sonho que todos podemos um dia chegar a Generais.

No entanto, não é assim. Enquanto alguns são acusados de querer passar de soldado a general, sabe-se que esses que os acusam nunca foram sequer soldados!

A 25 de abril de 1974, Marcelo tinha 25 anos, já acabara o curso em 1971 mas não fez aquilo a que a maioria dos portugueses foi obrigado, ir para as colónias.

Quem ouvisse a metáfora de Marcelo, pensaria que qualquer cidadão pode fazer um percurso e chegar ao mais alto posto da nação e ser, não General mas, Comandante Supremo das Forças Armadas se cumprir, como ele pensa que cumpriu, todas as etapas na escalada política. Ora, eu preferia viver num país onde não se chegasse a General, ou se evitasse ser Soldado, apenas por ter nascido em determinadas famílias ou por ter este ou aquele padrinho!

Gostaria que alguém perguntasse a Marcelo como quer ser General sem nunca ter sido Soldado?

Muitos, da mesma idade que ele, tiveram que fugir, tiveram que ir para Paris, para não ser soldados. Tenho um cunhado que, por essa mesma razão, ainda hoje vive por lá.

Mas Marcelo não, Marcelo não teve que fugir porque pensava em 71 que nem todos deveriam ser Soldados, como pensa hoje que nem todos podem ser Generais…

Espero que se engane!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s