As notícias que voltam…

Só esta semana já partilharam 3 vezes, comigo, a notícia de Vasco Granja faleceu. A notícia é verdadeira mas, infelizmente, Vasco Granja já faleceu em 2009….

Há algumas semanas, eu próprio partilhei a notícia de que José Mourinho estava a ser sondado para treinador do FCP. Claro que antes de partilhar tive o cuidado de ver que se tratava de uma fonte credível, neste caso o Jornal de Negócios, mas cometi o erro de não reparar que a notícia já tinha 14 anos! Muitas vezes a notícias espanta-nos tanto ou gostaríamos tanto que fosse verdade que a partilhamos sem sermos críticos… é um erro!

A Internet funciona como uma enorme memória,  tudo vai ficando guardado e arquivado. Basta Mourinho estar desempregado e o FCP à procura de treinador para que alguém traga para a atualidade uma notícia  do passado.

Pessoalmente, não acho que seja grave, antes pelo contrário. Passarei a ser mais cuidadoso ao (re)partilhar notícias e além da fonte tentarei procurar a data da publicação. É também esta enorme memória coletiva que nos permite, por vezes, descobrir que o que nem sempre todos foram Charlies, por exemplo, ou confrontar os políticos com ideias que já tiveram ou defenderam no passado.

A informação está aí, a nova e a antiga… Sejamos críticos para deixar as que já não importam no passado e para reavivarmos a memória quando for preciso.

As notícias voltam, mas a culpa não é da Internet, nem das redes sociais… muito pelo contrário…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s