Ou há vinho ou não há almoço!

Depois da notícia de ontem ter sido a de os italianos terem coberto as estátuas com painéis para não ofender Hassan Rouhani, presidente do Irão, a de hoje é que os franceses cancelaram um almoço porque se negaram a servi-lo sem vinho.

Tiro  o chapéu aos franceses!

“O gabinete do presidente francês considerou que ia contra os valores republicanos franceses preparar uma refeição sem bebidas alcoólicas”

O respeito pelas culturas dos outros não pode implicar negar a nossa própria cultura. O mesmo direito que têm os iranianos de não beber vinho têm os franceses de o fazer.

Bem sei que quem recebe deve respeitar os seus convidados. No entanto, na minha opinião, haver vinho e outras bebidas não é uma ofensa uma vez que há outras alternativas e que ninguém seria obrigado a beber. Duvido que se o presidente francês visitasse o Irão fosse servido vinho para cumprir com a cultura do seu país.

Devemos respeitar os convidados, mas estes devem também respeito aos anfitriões. Por muito dinheiro que esteja envolvido, deve haver coisas que não estão à venda e a dignidade é uma delas! Ao cobrirem as estátuas os italianos estavam a despir-se eles próprios. E  como lembra  Raphaël ENTHOVEN, “Aucun homme ne peut cacher durablement la femme nue qu’il a dans la tête” ou seja tanto pudor deve dizer alguma coisa sobre o que se passa naquelas cabecinhas…

Parabéns Hollande!

Embora França não tendo uma dieta mediterrânica, como a da Itália, provaram haver mais tomates que por lá!

Ps. Depois de escrever isto encontrei notícias de novembro de 2015 que dão conta de que este assunto já vinha sendo discutido entre a França e o Irão desde essa altura, uma vez que a visita estava prevista para novembro, tendo depois sido adiada devido aos atentados de Paris. Isto só significa que as refeições não foram canceladas, como alguma comunicação social notícia hoje, mas que foi acordado á partida que não iriam acontecer porque nenhuma das partes cedeu. Mesmo assim, parabéns á França por não abdicar dos seus princípios, Itália poderia também ter dito que não visitariam os museus onde havia nus, se isso incomodava tanto….

 

(Imagem: https://ssl-static.westwing.com.br/glossary/uploads/br/2015/02/decantador-de-vinho.jpg)
Anúncios

Um pensamento sobre “Ou há vinho ou não há almoço!

  1. Vive la France!!! Eu fiuei chocada com os italianos… seeue não queria ver nus, não iam para lá de todo. Tivessem feito o encontro num local neutro. Honestamente, o que me vem à cabeçaa sempre é um pavilhão gimnodesportivo…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s