Devem os alunos fazer os testes no computador?

Um dia esta pergunta fará tanto sentido como perguntar se devemos fazer o exame de condução no carro ou a pé!

As tecnologias não passam de ferramentas que, na maioria das vezes, amplificam as capacidades do Homem. Com um automóvel consigo deslocar-me mais rapidamente do ponto A ao ponto B. Um elevador permite-me subir vários andares em poucos segundos. Botijas de oxigénio permitem respirar debaixo de água. Os computadores ajudam-nos a pensar mais e melhor e a resolver problemas que sem eles seriam muito mais difíceis de resolver.

Podemos pensar que o computador servirá apenas para registar as resposta. Talvez seja isso o que está na calha quando dizem que os alunos farão exames no computador. Isso permitirá correções mais rápidas, resolver problemas de caligrafia etc… Mas penso que um dia o computador fará tanta falta no exame como o automóvel faz hoje no exame de condução. Os problemas e nível de exigência seria tal que nenhum aluno sem computador poderia resolver o teste. Não bastaria utilizar o computador para registar as respostas, seria necessário utilizá-lo para as encontrar.

Só esses exames serão capazes de avaliar as capacidades dos alunos do séc. XXI, ou XXII, quando na escola, o computador for encarado como uma máquina imprescindível  para nos ajudar  a pensar mais e melhor, como  já o é  noutros setores da sociedade!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s