Maldita tecnologia!

telefones

Se alguém se tivesse lembrado disto, no meu tempo, para colocarmos as canetas Bic, não teríamos atirado papelinhos pequeninos, uns aos outros, com elas! Nem teríamos lançado pedaços de borracha, se houvesse um cesto para as guardarmos todas à porta da sala.

Se tivesse deixado a régua à entrada da sala, o meu primo Zé Manuel, não teria dado com ela ao Mário, nem este lhe tinha espetado depois o compasso na perna, se o tivesse deixado num caixote, à entrada da sala de Educação Visual, nesse dia!

A Maria Júlia, lembro-me bem, passava as aulas de Geografia a consultar o livro de História, que deveria ter deixado à entrada da sala. A amiga dela, a Altina, com  a mania que era poeta, escrevia poesia, num caderno de poemas, que deveria ter deixado à entrada da sala de aula de História!

Agora os alunos trazem no bolso mais poder de cálculo que todo aquele que foi utilizado para levar o Homem à Lua e querem utilizá-lo, nas aulas, como se na escola não houvesse já informação suficiente e professores capazes de a debitar!

Maldita tecnologia,  sempre a perturbar a paz reinante  nas sala de aula!

(*) Foto de origem desconhecida mas que começo a ficar farto de ver partilhada no facebook
Anúncios

8 pensamentos sobre “Maldita tecnologia!

  1. Desculpe lá, João, mas todos sabemos que os miúdos ao usarem o telemóvel na aaula nãão estão propriamente a querer usar o poder de cálculo maior do que aquele que levou o homem para a Lua…
    e se fosse assim tão mau deixar a tecnologia à porta… a Suíça, um país com bastantes prémios Nobel (já não falando de outras oisas), não aceita telemóveis na sala de aula e na escola. Calculadoras? Só a partir de um nível escolar… é um país sem tecnologia?!?! Nem pensar!!!! Naquela terra háá uma “app” para cada coisa mais banal que a outra… quase toda a gente tem net em casa e um smartphone. Mas ainda são defensores de que as bases do conhecimento devem ser “analógicas”, porque há sempre aquele dia em que pode faltar a luz e tem que se fazer os cálculos de cabeça, pois não se pode perder tempo (perder tempo é perder dinheiro) à espera que os geradores de emergêcia se liguem…
    estou a escrever num tablet, usandoowi-fi gratuito da redd de expressos,mas ckntinuo a achar que os miúdos não precisam dos telemóveis na sala de sula…

    Gostar

    1. Luísa, eu não me referia ao uso que os alunos querem ou não dar aos telemóveis… Falava do uso que os professores querem dar aos telemóveis dos alunos. Se os proibirmos, se não os ajudarmos a utilizar de forma útil e criativa vão, de certeza, continuar a fazer o que sempre fizeram… Também podem jogar à espada com as réguas de Educação Visual!

      Liked by 1 person

      1. E voltamos ao exemplo que eu dei… na Suíça os miúdos não usam a escola para aprender o potencial dos seus telemóvveis… o telemóvel fica em casa e eles aprendem na mesma e depoiis aplicam na rua o que aprenderam na escola…

        Gostar

  2. O detalhe está na forma em que é usado a ‘liberdade’ de utilizar a ‘Tecnologia’ em sala de aula, acredito que se há uma reeducação e quais os fins de utilizar sendo o objetivo. Tema bem discursivo, pois em território nacional, tecnologia está sendo perca de tempo*.

    Gostar

  3. Cara Luísa,
    Não há qualquer comparação possível entre a Suiça e Portugal… Nem no nível de vida, nem naquilo a que os alunos têm acesso, nem na carga horária semanal, nem no tipo de aulas, nem no tipo de ensino, nem no tipo de conteúdo… e a lista não tem fim… Proibir a utilização dos telemóveis na sala de aula, em atividades devidamente preparadas e contextualizadas prepara so jovens para uma realidade que vão encontrar já amanhã quando deixarem de ser jovens e passarem a jovens adultos no mercado de trabalho… e não não tenho medo da falta de luz: primeiro porque ela é praticamente inexistente e depois porque quem sabe utilizar e calcular, consegue desenrascar-se mesmo sem telemóvel… a falta de luz é apenas um não problema igual à greve dos pilotos e dos camionistas e dos …

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s