As casulas…

Poderia falar aqui de casulas, ou de butelo, ou de ambos e de como estavam bons. E estavam.

Poderia falar de um almoço que, por minha culpa, foi mais apressado do que devia. Mas não falarei. Se não são de Trás-os-Montes, se não sabem do que falo procurem o que é na Internet, penso que há mesmo um festival gastronómico dedicado a esta iguaria transmontana, estejam atentos e passem por lá!

Hoje, prefiro falar de pessoas. De como foi bom sentir-me, mais uma vez, entre amigos, entre transmontanos.  Foi graças  às tecnologias, e o facebook em particular, que reencontrei amigos de liceu. Lembro-me da Jú chegar de Lisboa para se integrar na nossa turma em Bragança. Lembro-me da Cristina ser uma das suas melhores amigas, a mesma Cristina que reencontrei também hoje, à mesa onde se comiam casulas e butelo. Afinal a Jú, que eu julgava lisboeta, era tão ou mais transmontana que nós, e mesmo agora, trinta anos depois, sabe fazer pratos transmontanos e continua a transmontana que, afinal, sempre foi!

Podia falar do que comemos ou de onde o comemos, mas isso não importa. O que realmente tenho para vos dizer é que hoje estive, e senti-me verdadeiramente, entre amigos. Daqueles amigos que todos desejariam ter e daqueles que eu gostaria que todos tivessem. Hoje senti-me em Trás-os-Montes, com 17 anos, outra vez. Comemos casulas e botelo, bebemos ginjinha, mas isso são pormenores.

Obrigado Jú e Eurico, mas não (só) pelas casulas… Obrigado por trazerem Trás-os-Montes a Lisboa e pelo sorriso amigo nos vossos rostos. Obrigado pelo sorriso  de quem gosta de receber e estar entre amigos, mesmo que não os vejam há décadas!

Espero poder estar à altura de retribuir um dia!

(Fonte de imagem)

Um pensamento sobre “As casulas…

Deixe uma Resposta

