Uma história de pneus…

Certa vez, de passagem por Andorra, há mais de 15 anos, comprei 4 pneus Goodyear sem pagar imposto em Portugal, confesso!

Não fiz nada de ilegal, penso eu! Regressava de férias, de França, e aproveitei para meter gasóleo muito mais barato, comprar uma máquina fotográfica e trocar os pneus do carro! Com tudo isso poupei, talvez, 200 ou 300 euros. Não foi muito, mas ajudou a equilibrar o orçamento daquele verão.

Se não tivesse dinheiro para  ir ao casamento da minha sobrinha e passar férias em França, nesse verão, não teria passado por Andorra, não teria trocado os pneus do carro, nem comprado uma máquina fotográfica. Também não teria abastecido de gasóleo, que não precisaria!

Nasci pobre, e pobre hei-de morrer. A não ser, claro,  que o Euromilhões me toque, o que duvido. Nunca terei dinheiro nas offshores do Panamá, nem em qualquer outras. O máximo que consegui foi trocar os pneus, em Andorra. Mas tenho a certeza que quanto mais dinheiro temos mais podemos poupar, seja em impostos ou por termos melhor poder de negociação ou ainda por podermos contratar melhores advogados que nos ajudem a poupar mais e melhor . Tenho a certeza que teria sempre mudado os pneus dos carros que tenho tido em Andorra, se tivesse o privilégio, como alguns terão, de ir  esquiar nas suas montanhas, todos os anos!

E assim, ao contrário do que seria de esperar, são os pobres que nunca vão a Andorra, que nunca participarão nas offshores, que nunca podem fugir aos impostos, que pagam as estradas, os hospitais e as escolas.

Pode não ser ilegal, mas é certamente imoral que alguns se julguem sem o dever de contribuir, apenas porque podem, deixando a fatura para ser paga pelos que nunca poderão!

(Fonte da imagem http://transportemodernoonline.com.br/wp-content/uploads/2015/04/pneus-Anip.jpg )

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s