Iscreber bem é cumplicado!

Confesso que escrever é das tarefas mais complicadas que tenho que fazer todos os dias. Em muitas profissões, como na minha, escrever não é uma opção mas uma necessidade. Por isso somos treinados para escrever e espera-se que,  no final da escolaridade obrigatória, todos nos saibamos exprimir por escrito.

Escrever neste espaço que ninguém lê tem sido para mim, nos últimos anos, um desafio e uma grande fonte de aprendizagem. Muitas vezes os amigos me têm avisados de erros de escrita, gramaticais ou de pontuação, mais ou menos graves, que por aqui vou dando. Agradeço que o continuem a fazer pois como quase todos que escrevem vou continuar a errar.

A escrita é, no entanto, cada vez mais importante no séc. XXI. As redes sociais vieram tomar o lugar do Café Central da vila e na maioria das redes sociais é escrevendo que comunicamos. Em todo o Café Central havia um ou mais imbecis que se julgavam espertos, nas redes sociais não é muito diferente. A grande diferença é que no Café Central expunham as suas ideias oralmente mas nos comentários das notícias dos jornais e nas redes sociais têm que o fazer por escrito.

Assim, a escrita é fundamental no séc. XXI, até para se ser imbecil porque na minha opinião alguns dos comentários que encontramos cheios de erros são escritos por imbecis que assim parecem também parvos, apenas porque não estiveram atentos nas aulas de português.

2 pensamentos sobre “Iscreber bem é cumplicado!

  1. Quando leio os teus textos, fico sempre com a impressão de que escrever é algo fácil para ti, parece que o fazes ao sabor da pena. Eu, por exemplo, tenho sentido cada vez mais dificuldade em fazê-lo. Os relatórios, as atas, as asneiras que tenho de ler a toda a hora (para não falar das barbaridades com que esbarro todos os dias nas redes sociais, escritas não raras vezes por pessoas “letradas”) têm matado a minha criatividade e travado a minha vontade de escrever. Continuo a sentir necessidade de o fazer, mas muitas vezes faltam-me ideias e palavras, algo que lamento imenso.
    João, continua a escrever. É sempre um gosto ler-te.

    (Hoje passei na tua terra e, no fim da tarde, encontrei uma conterrânea tua, com quem conversei uns escassos minutos.)

    Boa semana. 🙂 Beijinhos

    Gostar

    1. Olá deep,

      Gosto de escrever, principalmente aquilo que não preciso de escrever. É muito mais complicado quando é por obrigação ou quando há prazos para cumprir.

      Um beijinho cheio de inveja por passares tanta vez na minha terra 🙂

      Gostar

Deixe uma Resposta

