Gente grande e gente pequenina…

Acabo de encontrar esta citação de Mia Couto:

Sou biólogo e viajo muito pela savana do meu país. Nessas regiões encontro gente que não sabe ler livros. Mas que sabe ler o seu mundo. Nesse universo de outros saberes, sou eu o analfabeto. 

Não posso deixar de  relacionar estas palavras com as de José Cid sobre Trás-os-Montes e sobre os transmontanos. Claro que já muito se escreveu sobre o assunto, já foram pedidas desculpas e já li imensos comentários a favor e contra o cantor. Muitos dos que o defendem atacam mesmo os transmontanos por tudo o que escreveram, dizem que não era caso para tanto. Fui um dos que escreveu, mesmo sendo apenas aqui onde ninguém lê, e que pensa que José Cid não ofendeu apenas os transmontanos mas todos os portugueses. Falou de Trás-os-Montes como poderia ter falado do Alentejo, das Beiras ou do Algarve. 

Ao contrário de Mia Couto não sabe reconhecer a cultura de um povo para além do que gira fora do seu próprio umbigo. Não reconhece a beleza das rugas de alguém que toda a vida trabalhou ao sol, que nunca teve tempo de ir ao dentista nem à escola mas que, mesmo assim, sabe muito da vida e, mesmo assim, poderia ensinar muito a José Cid.

Num dos textos que atribuíram a José Cid, como pedido de desculpas, havia erros grosseiros de português. Ele que, ao contrário de muitos daqueles que critica, deve ter tido oportunidade de estudar, de ler de aprender. As suas palavras foram graves não por as ter proferido contra os transmontanos mas pela falta de humildade para todo o povo português que não teve as mesma oportunidades que ele, todas as gerações que trabalharam sol a sol todos os que nunca viram o mar e todos os que nunca viram nada além do mar.

Independentemente do número de livros que lemos, todos sabemos imenso e todos somos analfabetos. Um pouco de humildade fica bem e foi isso que faltou a José Cid que mostrou ser pequenino, como Mia Couto mostrou ser grande….

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s