Por que lemos jornais? 

Quando lemos num jornal, normalmente, procuramos informação isenta para depois construirmos a nossa opinião. Podemos também ler colunas de opinião, e outras secções mais opinativas que informativas, mas, atrevo-me a dizer que, quando pegamos num jornal procuramos informação, isenta de preferência!

Muitas vezes pode não ser fácil obter informação para escrever no  jornal. Uma manifestação em Lisboa não é o caso. Confundir 2 com 80 ou mesmo com 15 é anedótico, no mínimo, sejam eles milhares de pessoas, frangos, bicicletas ou carros.  Colocar pessoas num palco, onde não estiveram, seria perdoável se a manifestação fosse em Beirute, em Pequim ou em Bagdá.

Em Lisboa, esperamos que a jornalista que nos informa tenha, pelo menos, estado lá. Estando lá, e mesmo sendo muito má a fazer estimativas, esperamos que saiba a diferença entre estar em cima do palco e á frente do mesmo… Se quisermos informação mais ou menos certa lemos blogues e outras opiniões. Quando compramos ou acedemos ao site de um jornal esperamos profissionalismo, isenção, informação…

O Público foi, na minha opinião, por estes dias, exemplo do que não deve ser um jornal e temos aqui um bom exemplo, para ser estudado em escolas de comunicação, do que não deve ser uma notícia de jornal!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s