Quanto vale a dignidade de um Homem?

Quanto vale a dignidade de um Homem? Quanto dinheiro precisamos para viver com dignidade?

O ex-presidente da Comissão Europeia ganhou, segundo o jornal Sábado,  quase 353 mil euros por ano, durante 10 anos. Um português que ganhe o ordenado mínimo (500 Euros) ganhará  em 60 anos de trabalho um pouco mais… -360-. Um português que ganhe 1500 ganhará isso em 20 anos!

Com os 500 euros, ou mesmo com 1500, por mês, pagará casa, transporte, alimentação e muitas outras despesas, dos comuns mortais, com que, suponho, um presidente da Comissão Europeia não tenha de se preocupar. Assim, mesmo que não tivesse agora direito a nenhuma reforma, teria tido oportunidade de amealhar, coisa que muitos não podemos fazer.

O que leva um homem, depois de ter ocupado um dos postos com maior prestígio internacionais, a vender-se à banca?

Ainda segundo a Sábado, irá ganhar agora 5 milhões por ano. Vou abster-me de calcular os anos que levaria o assalariado de 500 ou 1500 euros a ganhar essa quantia. Conheço alguns que apenas com isso vivem uma vida digna recusando a vender-se quando lhe oferecem um pouco mais… No entanto, recuso-me a acreditar que seja apenas dinheiro a comprar a integridade moral de um homem. Quem se vende por 5 milhões anuais já se vendeu, há muito, por muito menos.

Claro que os 5 milhões serão bem empregues, como todo o dinheiro que a EDP paga a Catroga. Claro que  terão retorno, disso não duvido. Mais do que  horas de trabalho, as  listas de contactos desta gente são sempre muito valiosas. A banca mostra assim que pode “comprar” um ex-presidente da EU, como já mostrou que pode colocar os seus ex-colaboradores nos mais altos cargos da política internacional.

E eu, em vez de ficar contente por mais esta promoção de um português, fico triste por perceber que a dignidade humana se vende tão barato e  admiro cada vez mais as putas que se vendem, vendendo apenas o que é seu.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s