O problema do Dr. Quintino

O Doutor Quintino Aires está envolto numa polémica  por ter feito algumas afirmações acerca do povo cigano, na TVI. Foi mais ou menos o que aconteceu ao José Cid, com os transmontanos. Como transmontano, senti-me ofendido quando ouvi José Cid e, embora não seja cigano, sinto-me ofendido, enquanto português,  ao ouvir o Dr. Quintino.

Trata-se, num caso e noutro, de generalizações, de tratar toda uma raça, ou a população de uma região, pelo que pensamos saber dela. Talvez o Doutor Quintino tenha razão no que diz, mas não tem o direito de o dizer na televisão. Bastava haver apenas um cigano que não se enquadrasse no retrato que faz para não poder generalizar e tenho a certeza que existem centenas ou mesmo milhares deles.

Se aceitarmos as generalizações em relação a Trás-os-Montes ou aos ciganos, não nos podemos queixar se os alemães, os ingleses ou os franceses generalizarem em relação aos Portugueses e nos tratarem de preguiçosos.

Há muitos lugares onde podemos dizer asneiras, a TV não deveria ser um desses lugares, principalmente se estamos a ser pagos para opinar. O mínimo que se pode pedir a comentadores de serviço é que sejam sensatos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s