Os emigrantes

Deixaram o seu país e muitas vezes parece que deixaram de ter país. Um dia dizia-me um primo com uma certa mágoa: cá somos franceses e lá somos portugueses.

Eu também já fui emigrante, os meus pais foram emigrantes a minha irmã, as minhas sobrinhas e os meus primos são emigrantes. Não estranhem portanto que os admire. Admiro a sua coragem, que só quem um dia deixou tudo rumo ao desconhecido compreenderá. Admiro-os por nunca deixarem de ter o seu Portugal no coração e admiro-os por tanta, tanta outra coisa!

Claro que há imensas anedotas sobre emigrantes. Também rio delas e com elas, principalmente com as que se debruçam sobre modo como, por vezes, se expressam e confundem as duas línguas. Rio particularmente das que contam episódios em que, na hora do aperto, é o Português que vem primeiro. É engraçado e a ciência explicará o fenómeno, tenho a certeza.

Confesso, no entanto, que rio mais quando gente que conheço, muito mais instruída que a maioria dos emigrantes,  coloca frases em inglês, mesmo que, como eu, nunca tenha pisado o solo da terra de sua majestade. Neste caso não há confusão nenhuma, apenas o trocar de uma língua por outra, na ilusão, provinciana, de que é melhor que a nossa.

Já lá vão os tempos em que esperava, na aldeia, que os emigrantes chegassem e que os familiares me trouxessem coisas que por cá ainda não havia, mas continuo a admirar a coragem dos que partiram à procura de uma vida melhor e que regressam, todos os anos, porque deixaram por cá o coração!

 

(*) Este texto surge na sequência de outro que li esta manhã da Cristiana Relhas. Obrigado Cristiana pela tua reflexão.

(**) Deixo uma música de um emigrante arménio, que muito admiro,  sobre emigração.

 

 

 

Deixe uma Resposta

