Praxes

Hoje, quando ia apanhar o comboio, de tarde, passaram por mim três caloiras que se dirigiam na mesma direção. Vinham sujas e com o cabelo empastado com uma pasta que cheirava muito mal, a azedo, talvez por levar vinagre na sua composição. Ao ar livre era difícil estar ao pé dessas três raparigas, que certamente tiveram um dia de praxe.

Quando cheguei ao comboio havia mais, talvez umas dez ou doze ao todo,  agrupadas numa das pontas da carruagem. Do outro lado da carruagem os colegas, muitos deles vestidos a rigor.

O estado das caloiras era tal que, mesmo havendo lugares, se mantinham em pé. Se se sentassem sujariam os bancos e deixariam neles certamente o cheiro que traziam nos cabelos e no corpo. Aguentei poucos minutos na carruagem, depois tive que trocar para outra por causa do cheiro nauseabundo.

Pergunto-me se sujar assim alguém pode ser considerado uma estratégia de integração. Penso que não. Muitos dos praxantes e praxados faltaram todo o dia às atividades letivas para andarem entretido em brincadeiras  de crianças. Brincadeiras sem sentido, dignas (talvez) de crianças do jardim infantil.

Não me venham dizer que gostaram. Que também foram praxados e  que foi bom! A CP deveria ter recusado transportar pessoas nessas condições para que,   um dia, outras talvez se recusarem a admitir que os colegas as sujem e humilhem dessa forma. E quando os pais as fossem buscar de carro,  certamente lhes diriam se é para isto que pagam propinas e saem de casa para ir estudar,  mais valia ficarem a dormir!

Cresçam, já têm idade para se comportarem como gente grande e civilizada!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Praxes

  1. Por outro lado, as pobres caloiras tiveram de ir na mesma carruagem (ainda bem que por pouco tempo!) com alguém de mente fechada e horizontes limitados, alguém que está pronta a julgar os outros sem nunca ter passado o mesmo, mas convicta que a sua opinião é a mais certa do que as das outras pessoas…

    Por elas estarem de pé, mostrando a devida consideração pelos demais utentes do comboio, é que você devia de lhes agradecer, pois duvido que se num dia qualquer um pombo que suje a roupa, você faria o mesmo!

    E não, os caloiros (apesar da sua vasta sapiência) não faltaram a aulas, elas só começam para eles na semana a seguir ás praxes.

    “Não me venham dizer que gostaram”, minha senhora, a si ninguém lhe vai a correr dizer nada… não vale a pena, continue a ver a Casa dos Segredos é mais “digno” de uma pessoa “bem formada”.

    “A CP deveria ter recusado transportar pessoas nessas condições para que…”, então agora cabe á CP impor politicas? Então e que tal: “Nada de passageiros com mangas de cavas?”, “Nada de pessoas com o cu das calças a tocar os joelhos como é a moda agora?”, “Pessoas do mesmo sexo não se podem tocar!” quem sabe talvez um retorno ao saudoso “Só para passageiros com um terço ao pescoço e com uma fotografia do Salazar na carteira!!!”

    Já que está a criticar uma das melhores semanas de um estudante, fique já a saber, nesta semana muitos aprendem que as aparências não são tudo e a não torcer o nariz aos outros colegas que tal como eles estão sujos e mal cheirosos… algo que obviamente a senhora nunca pôde aprender!

    Não seja tacanha… aprenda tolerância com os outros e a sua vida será melhor… ver a TVI á noite é mau para si…

    Gostar

    1. Querido Pai Natal,
      Obrigado pela sua opinião, como sabe, cada um tem as suas.
      Fico contente por saber que há alguém que considera estes rituais de humilhação momentos de aprendizagem. Por mim, vou continuar a ver a Casa dos Segredos, o nível é o mesmo mas não sinto o cheiro.
      Até dezembro, e não leve a mal, respeite a minha opinião e não deixe de passar em minha casa 😉

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s