O Carteiro

Sempre fui carteiro. Entreguei cartas toda a minha vida. Nos primeiros tempos também as lia, quando me pediam. Muitas vezes acabávamos a beber um copo de vinho depois de lidas as cartas. Cheguei também a escrever algumas, para a França. Se o serviço se atrasasse entregava amanhã as cartas de hoje, não havia tanta pressa nesse tempo.

Sabia o nome de toda a gente. Bastava escrever nos envelopes o nome da pessoa e da aldeia, o resto era comigo! O Francisco Almeida, era o Ti Chico da Felisbina; A Natalina Santos, era a filha do Ti Zé do Cimo da Quinta, O João da Ilda, era o marido da Ilda, claro! Não falhava uma, conhecia toda a gente das várias aldeias que visitava, todos os dias,  na Zundap, na primavera e no outono, mas também no calor do verão e no frio do inverno, que na altura se escreviam com letra maiúscula.

Depois veio o código postal, com quatro algarismos. Depois ainda com sete! Já nem era preciso saber quem era quem, nem como se chamava a rua, bastava consultar o esquema e ver a que rua correspondia cada código postal. No verão começaram a contratar um gaiato que não conhecia ninguém e conduzia uma furgoneta! Sabia ler, apenas, embora ninguém lhe pedisse para abrir e ler as cartas, porque em cada casa havia agora um fedelho capaz de as ler.

Foi o princípio do fim. Até que um dia chegaram os telemóveis, os SMS e os computadores. As pessoas começaram a comunicar cada vez menos por carta. Telefonavam umas às outras ou enviavam SMS. Dizem-me que os emigrantes, agora,  conseguem ver a família no ecrã do computador enquanto falam e que o fazem todos os dias, várias vezes por dia!

É o progresso, dizem!

Eu tenho saudades da minha Zundap. E de percorrer com ela as serras e os vales, com o meu saco de cabedal. Estou velho, mas ainda capaz de pregar uma bengalada a esse tal de email de que me falam, se um dia o encontrar… juro!

Maldita tecnologia!

Deixe uma Resposta

