O dia do exame…

Estava nervoso, era o dia do seu exame prático de condução.

Tinha sido um aluno exemplar nas 25 aulas que tivera, mas tinha sempre conduzido  um modelo recente da Toyota. Disseram-lhe que o exame seria feito num Fiat 128, de 1973, e isso deixou-o um pouco apreensivo.

Disseram-lhe que, nesse tempo, os carros não tinham direção assistida e ele estava habituado a girar o volante com facilidade. Alguns modelos, disseram-lhe, nem conseguiam desfazer o pisca depois de os utilizarmos.

E o ABS, como seria se algum cão, ou mesmo uma pessoa, se atravessasse à frente do carro? Disseram-lhe que esses carros antigos reagiam muito mal nas travagens e que o volante deixava de nos obedecer…

Também não se conformava com a hipóteses de poder chover. O carro onde aprendera a conduzir tinha sensores de chuva e por isso nunca se preocupara em saber onde estava o controle manual para ligar os limpa pára-brisas.

O primo contou-lhe que fez exame no inverno e como  carro não pegava, reprovou o exame sem sequer ter saído do lugar. Não sabia que havia um botão para controlar o ar que era misturado na gasolina e que deveria ter puxado esse maldito botão para o carro poder arrancar melhor com o motor a frio. O examinador riu, disse-lhe, e comentou entre dentes que estes jovens ficam à rasca se lhe retiram a tecnologia! No meu tempo, no exame, ainda tínhamos que arrancar dando à manivela!

Não conseguia compreender porque o exame tinha que ser feito em carros tão antigos, embora lhe tenham explicado mil vezes que poderia um dia vir a trabalhar no museu do Caramulo ou mesmo ter que alugar um carro em Cuba… Nesse dia compreenderia que não nos podemos habituar a tecnologias que nos tornam preguiçosos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s