Desculpem se discordo…

A maioria das opiniões que tenho lido são favoráveis à atribuição do prémio Nobel da Literatura a Bob Dylan. Dizem que é uma lufada de ar fresco, que é um sinal que a academia lança, que é a abertura a novos estilos.

Desculpem, não concordo.  Confesso que não conheço muito da sua obra mas, mesmo que o prémio fosse atribuído a um escritores de canções que conheço melhor como Leonard Cohen ou Charles Aznavour, este último tem mais de 800 canções escritas, a minha opinião seria a mesma.

Não sei muito de literatura, nem de outras coisas, confesso, mas via este prémio como uma distinção a alguém que tinha passado grande parte da sua vida a escrever (mesmo que fossem canções), como o reconhecimento de uma carreira. Dylan, convenhamos, passou a vida a cantar e não a escrever.

Embora tenha escrito umas dezenas, talvez centenas, de poemas muito bons, isso faz dele apenas um génio, na minha opinião, não um escritor!

Por isso, para mim, ser cantor, no campeonato em que joga Dylan, é uma atividade incompatível com ser escrito, pelo menos ao nível de um prémio Nobel.

Não me choca que centenas ou milhares de escritores de qualidade, que fizeram da escrita a sua vida, também não concordem com a atribuição deste prémio. A escrita é algo de apaixonante, que requer tempo, paixão, dedicação de uma vida para se aprimorar o que já se faz bem… Dizer que se pode ser Nobel da Literatura escrevendo nas horas vagas, entre concertos um pouco por todo o mundo,  não dignifica a escrita nem o ato de escrever seja no estilo que for!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s