O meu amigo Torcato

Faz hoje anos o meu amigo Paulo Torcato. Nesta época das redes sociais ninguém se esquece do aniversário de ninguém. O Facebook faz-nos a gentileza de nos lembrar e, mecanicamente, escrevemos uma frase no mural de um, dois ou três amigos que fazem anos todos os dias.  De vez em quando, mandamos um SMS a reforçar e, se for um amigo muito chegado, telefonamos. Eu, com a mania de ser diferente, não telefonei hoje ao Paulo que é um amigo que merecia um telefonema e que apostaria que recebeu dezenas durante o dia. No entanto, escrevo aqui estas linhas, que ninguém há de ler, ou apenas o Paulo a quem as enviarei por mensagem direta no facebbok, abrindo assim uma nova era na arte de parabenizar… Escrever um post num blogue que ninguém lê!

Mas voltemos ao Paulo.

Conheci o Paulo há alguns anos, num curso de formação. Lembro-me que tinha um disco externo, muito antes de estarem na moda. O Paulo é professor, como eu, mas muito melhor que eu! Poderia falar do Paulo enquanto professor, enquanto professor de informática. Contar aqui que é, na minha opinião, a pessoa que mais sabe de robótica educativa em Portugal; que vence grande parte dos concursos de robótica em que participa, com os seus alunos, como aconteceu ainda há bem pouco tempo em Espanha onde, com a sua equipa, foi à final em  4 de 5 provas e ganhou 3. Poderia dizer que já o ouvi apresentar projetos em muitos encontros educativos e que a tecnologia está sempre lá, mas sobretudo a pedagogia e o carinho com que envolve os alunos e colegas nos projetos que sonha e concretiza.

Poderia dizer muita coisa sobre o professor Paulo, mas prefiro falar do amigo!

Pessoa de riso fácil, nunca o vi perder a paciência com ninguém. Humilde, como o são todos os grandes Homens, envolve sempre os colegas na hora de recolher os louros do trabalho e sobretudo os seus alunos a quem, carinhosamente, designa por “os meus meninos”. Nunca pedi nada ao Paulo que não me fosse concedido com um sorriso estampado no rosto, e acreditem que lhe  tenho pedido muito mais que oferecido! Quando um dia lhe troquei o nome de Torcato para Trocato, num programa de um encontro que organizávamos, enviou-me um mail cheio de humor onde me dizia todas as coisas que já lhe chamaram e eu, juro, nunca mais lhe torcatarei o nome!

O Paulo é um ser fantástico, a quem devia ter hoje telefonado. Em vez disso escrevo aqui que tenho a certeza que  o ensino seria melhor se houvesse muitos professores como o Paulo Torcato, e tenho sobretudo a certeza que o mundo seria um lugar melhor se houvesse mais pessoas como o meu amigo Paulo Torcato!

Parabéns Paulo, um abraço!

Um pensamento sobre “O meu amigo Torcato

Deixe uma Resposta

