Nem sempre mais é melhor!

A redundância é importante e muito utilizada. Por exemplo, quando vê na TV um discurso importante de um político vê, normalmente, dois microfones. Um seria suficiente para transmitir o som com qualidade. O segundo está lá apenas para o caso de o primeiro falhar. Sempre que alguma coisa é importante é introduzida a redundância.

Se um elevador precisa de um cabo de aço com um determinado diâmetro para funcionar, terá seis desses cabos em paralelo. Nestes sistemas a redundância é levada ao limite, mas também quem gostaria de estar num elevador e este cair porque um cabo partiu? E quando foi a última vez que ouviu falar de um acidente com um elevador? Pois, não ouviu, graças à redundância!

Os servidores informáticos que albergam informação importante têm também muitos componentes redundantes, nomeadamente fontes de alimentação e discos rígidos. Isso significa que  quando um componente avaria o sistema continua operacional e basta ser substituído sem sequer desligar o sistema para que tudo retome a normalidade. O utilizador nem percebe que alguma coisa aconteceu!

Também nos hospitais, nas salas de operações e cuidados intensivos, o fornecimento de energia eléctrica é redundante. Se o fornecimento da companhia falha, os geradores começam a trabalhar numa fração de segundos.

Ora foi precisamente a redundância, que é tão boa, a responsável pelo equivoco de ontem nos Óscares. Não existia um envelope com o nome dos vencedores, mas  sim dois! E foi um dos suplentes, quando o original já tinha sido entregue, que causou toda  a confusão!

Moral da história, a redundância é muito boa, mas nem sempre!

Na informática temos ainda o exemplo das bases de dados onde, cada informação, deve apenas ser guardada num único lugar. Esta era a metáfora que deveriam ter aplicado nos Óscares, não a da redundância!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s