A importância do erro!

Quem lê este blogue saberá que erro muitas vezes. Eu próprio descubro alguns dos erros que cometo quando faço uma segunda leitura dos textos. Por todos esses erros peço, naturalmente, desculpa. Principalmente quando as frases ficam quase imperceptíveis.

No entanto, penso que errar é humano. Mais cedo ou mais tarde, todos erramos um dia. A escola e a família deveria, na minha opinião, ensinar-nos isso mesmo. Errar é normal, se reconhecermos o erro, pedirmos desculpa se necessário, e tentarmos não o repetir.

Quando, na noite dos Óscares, entregaram um envelope trocado a Warren Beatty, teria sido fácil ler o que dizia no sobre-escrito e descobrir que não era aquele o envelope certo. No entanto, o ator ficou sem saber o que fazer, hesitou. Passou o envelope a Faye Dunaway que leu apenas o nome do filme e o anunciou, essa sem pensar na hipótese de algo poder estar errado.

Warren Beatty e Faye Dunaway não contaram com um erro, mesmo não sendo deles, e por outro lado havia grande probabilidade de La La Land ser mesmo o vencedor. Se assim fosse, ninguém falaria hoje do erro. Não teríamos dado por ele, embora existisse.

E é para evitar reconhecer pequenos erros que cometemos, muitas vezes, os grandes. Se quando leu o envelope tivesse interrompido a cerimónia e pedido informação sobre o que estava a acontecer, teriam detetado e corrigido o erro,  evitando o grande embaraço que se seguiu e que hoje é falado no mundo inteiro. Por isso o verdadeiro erro não foi a troca de envelopes, nem o anuncio de um filme que não ganhou. O verdadeiro erro foi não saber lidar com o erro.

Precisamos de aprender que o erro existe, mas que na maioria das vezes pode ser detetado e corrigido antes de provocar erros muito maiores!

Aprendamos todos um pouco com mais este erro…

 

Foto: aqui

Anúncios

Um pensamento sobre “A importância do erro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s