A importância da matemática…

Confesso que admiro o Miguel Esteves Cardoso (MEC) e que, normalmente, gosto de ler as suas crónicas. No entanto, na última que li, intitulada “Ai, cucarachas“, onde nos chama a atenção para a quantidade de insectos, pelos de rato e outras coisas igualmente nojentas, que podemos encontrar no chocolate e outros produtos diz a determinada altura:

Teich queria tranquilizar os consumidores quando adiantou que a Food and Drug Administration (FDA) rejeita qualquer chocolate que tenha 60 ou mais pedaços de insecto por 100 gramas.

 Mais à frente escreve:
A FDA avisa logo que estas quantidades de porcaria, por muito generosas que possam parecer, não constituem qualquer perigo para os seres humanos. Mas 55 autorizadíssimos pedaços de cucarachas numa tablette de 100 gramas bem poderiam obrigar os produtores a revelar que o fino chocolate contém 55 por cento de Blatella germanica e é logo, por assim dizer, naturalmente estaladiço.
Ora, 55 pedaços de “autorizadíssimos pedaços de cucarachas” só seriam 55% de uma tablete de 100 gramas se cada pedaço  pesasse 1 grama, o que duvido que aconteça!
Não sendo referida a sua massa, não podemos inferir a percentagem, muito menos dizer que representa mais de metade da tablete de chocolate!
Não culpo o MEC por este erro, mesmo sabendo que é  sociólogo e os sociólogos usam muitos números e estatísticas na sua profissão… Mas, no Público, onde escreve, ninguém leu isto antes de ser publicado?
Na minha opinião, um aluno de 9.º ano deveria detetar o erro, mesmo (ou sobretudo) aqueles que usaram calculadora nas aulas de matemática.
Saber matemática é mais do que saber fazer contas, com ou  sem calculadora.   É também, e sobretudo,  questionar os resultados e perceber que uma barra de 100 gramas de chocolate pode ter 55 pedaços de insectos sem que por essa razão,  mais de metade dessa barra não seja cacau mas sim “Blatella germanica”…
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s