O que disse é grave, mas não é o que dizem que disse….

Aqui no ninguém lê gostamos de uma boa polémica! Por isso seguimos com muita atenção o caso do presidente do Eurogrupo, o holandês de nome difícil.

A frase que disse, segundo o Observador, foi:

O pacto na zona euro baseia-se na confiança. Com a crise do euro, os países do norte na zona euro mostraram a sua solidariedade para com os países em crise. Como social-democrata considero a solidariedade extremamente importante. Mas quem a exige, também tem obrigações. Não posso gastar todo o meu dinheiro em álcool e mulheres e continuar a pedir ajuda.Este princípio aplica-se a nível pessoal, local, nacional e, inclusivamente, europeu”

O negrito é meu, e nessa frase dá um exemplo, não afirma que os países do Sul gastaram o dinheiro e álcool e mulheres.

Álcool e mulheres, referia-se a ele, ao seu exemplo, e lá saberá porque foram essas duas coisas que lhe vieram à cabeça quando quis exemplificar o que era dinheiro mal gasto. Mas o que se aplica a países não é o exemplo é o princípio. Assim o álcool e mulheres, no caso do país poderá ser políticos e banqueiros corruptos e nisso tem alguma razão!

Não podemos continuar a gastar dinheiro com banqueiros e políticos corruptos e depois continuar a pedir à Europa do Norte! Nem em carros, electrodomésticos e móveis feitos lá no Norte…

Para mim pior do que a metáfora foi insinuar que o dinheiro gasto em mulheres é mal gasto! É uma visão muito machista e antiquada! Já não estamos no tempo de manter amantes com casa posta. As mulheres trabalham e ganham o seu dinheiro e muitas até o gastam em homens!

Foi uma tirada infeliz, uma comparação parva.  Uma tirada que só lembraria a quem passa os dias a gastar o que tem em putas e vinho verde e que só é digna de ser pronunciada numa taberna. Gente desta não deveria ocupar cargos de relevo na Europa, nem em nenhum lugar!

 

(*) Imagem: http://inimigo.publico.pt/wp-content/uploads/2016/07/dij.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s