Não se calem, por favor!

Não sou contra minutos de silêncio, sejam eles de quem forem e muito menos dos minutos de silêncio do Conselho de Segurança da ONU. Sou contra o silêncio, só isso…

Ontem um louco matou três pessoas e feriu cerca de quarenta, em Londres. Contando com o próprio terrorista, abatido pela polícia, perderam-se quatro vidas.

Hoje,  no Conselho de Segurança da ONU, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, pediu aos presentes um minuto de silêncio, que se cumpriu, e muito bem, na minha opinião.

Mas hoje soubemos também que:

Pelo menos 250 migrantes africanos morreram no Mediterrâneo no naufrágio de dois barcos insufláveis, que foram recuperados ao largo da Líbia

Este 250, só hoje, parece-me um número tão redondo que desconfio que possam ter sido 254 ou apenas 246. Mas afinal o que valem 3 ou 4 vidas que se perdem no Mediterrâneo? Será mesmo preciso todo esse rigor? Podemos contá-las apenas às dezenas, para facilitar?

Vivemos desde ontem bombardeados de notícias sobre quatro mortes, em Londres. Tentem encontrar a notícias destes “pelo menos 250” que morreram hoje no Mediterrâneo. Ela existe, no entanto, está aqui, por exemplo. Mas não abrirá telejornais nem será a primeira página de nenhum jornal amanhã!

Também não vou esperar que o Conselho de Segurança da ONU  guarde minutos de silêncio, cada vez que centenas morrerem no Mediterrâneo. Antes pelo contrário, peço apenas que não se calem, que não finjam que essa gente não  existe.

Um dos problemas do nosso mundo, acreditem, é pensarmos que há vidas de primeira e vidas de segunda. Mortes que valem silêncios e outras que são apenas silenciadas.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s