Folares há muitos!

É verdade, ao contrário do que pensava aos 10 anos, quando  apenas tinha provado os folares  que se faziam lá na aldeia, hoje sei que folares há muitos! Já provei alguns com um ovo em cima, outros sem carne dentro, uns salgados, outros doces…. mas, para mim, os únicos, os verdadeiros serão sempre os que a minha mãe  fazia em Covelas.

Lembro-me que se guardavam os ovos com alguma antecedência. Depois partiam-se um a um, não fosse algum menos bom, estragar os outros todos. Era um dia cheio de trabalho para a minha mãe que começava cedo no forno da Ti Josefina. Ao fim do dia lá estavam os folares, uns bolos salgados com enchidos e carnes por dentro. Havia também sempre uma canastra de calços, e outra de económicos, bolos que só se faziam nesta época. Nos tempos que se seguiam o pequeno almoço seria café com folar, excepto no dia de hoje, sexta-feira santa, por não se poder comer carne. Quantos mais dias passassem mais as carnes deixavam passar a sua gordura para o bolo criando zonas de autentico deleite ao seu redor. Mesmo quando passados oito dias já estivessem um pouco duros eram mergulhados num copo de café e estavam ainda muito  bons!

Acredito que cada região goste dos seus, mas quem já provou concordará que folares há muitos, mas não há nenhum tão bom como o Transmontano!

 

(*) Imagem encontrada aqui, porque folares destes, ao vivo, há muito que não vejo!

 

4 pensamentos sobre “Folares há muitos!

  1. E eu que não sabia o que é folares ( curioso demais ) cliquei no “aqui” e quase afogo-me com água na boca kkkkkkkk. Pude até sentir o cheirinho delicioso. Podia postar agora a receita também rsrsrs. Muito bom meu amigo… um forte abraço e bom apetite!

    Gostar

Deixe uma Resposta

