Não mãe, não estou louco!

Hoje paguei tomates a quase 400 escudos o quilo. Agora não se chamam escudos, chamam-se Euros! O quilo de tomates custava 1.90 euros e, como cada euro vale, mais ou menos, 200 escudos, cada quilo de tomate custava, hoje, quase 400 escudos.

É certo que já não ganhamos 500$00 por dia. Agora ganhamos um pouco mais, ou, pelo menos, os que têm emprego ganham um pouco mais.  O ordenado mínimo anda perto dos 100 contos, 500 euros. Sim, ainda se compram uns quantos quilos de tomate com 500 euros. Podemos comprar quase 250 quilos de tomate, mas quem precisa de tanto tomate?

Se não gastarmos tudo em  tomate, podemos  também comprar atum e cebola. Podemos comprar azeite e azeitonas e pão. Teremos então uma salada, tão boa agora que estamos na primavera.

Outro dia as batatas estavam a quase um euro o quilo, 200 escudos. Mas agora os euros são moedas apenas. Bom também há notas, mas para pagar os tomates e as batatas são só euros, são apenas moedas. Há umas moedas, a que já quase nem ligamos, por serem escuras e pequeninas, que valem  2 escudos ou 4 ou 20, mas com elas não conseguimos comprar nada daquilo que comprávamos com os 20 escudos e se as dermos a uma criança não a aceitará porque sabe que com ela não compra um chupa.

Não mãe, não estou louco, mas o mundo parece estar. E trabalhamos, aqueles que temos emprego, para poder comer todos os dias e, no fim da vida, pagar o empréstimo e podermos, finalmente, chamar nossa a uma casa. E trabalhamos também para podermos ter um carro, porque os transportes nunca chegam aos lugares que queremos na hora em que  precisamos lá estar.

Não mãe, não estou louco, mas vejo cada vez mais pobres que trabalham todos os dias do mês, todos os meses do ano, e que, como eu, acham que o tomate está muito caro!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s