Num mundo perfeito

Num mundo perfeito não haveria vacinas.

Nem doenças.

Infelizmente não vivemos num mundo perfeito e, felizmente, existem vacinas.

Não vou defender sequer que não haja nenhum risco associados à vacinação. No entanto, a taxa de mortalidade infantil diminuiu, desde 1960,  de mais de 70 em cada mil para menos de 1 em cada mil.

Claro que não foram apenas as vacinas as responsáveis por esta diminuição. Mas foram certamente uma séries de fatores associados ao mundo tecnológico e ao desenvolvimento científico em que vivemos. Com chás e mesinhas  caseiras já andavam a tentar há centenas de anos, sem grande resultado.

Claro que há interesses instalados! Claro que há uma série de outros fatores e que podemos arranjar estudo para provar qualquer tese em que acreditemos. No entanto, a medicina tem sabido lidar com muitas doenças que hoje estão, no mundo desenvolvido, praticamente erradicadas e isso não podem negar.

Claro que num mundo perfeito não haveria vacinas, nem frango do aviário. Num mundo perfeito comeríamos frango do campo que cresceria feliz nas quintas. No mundo em que vivemos somos cada vez mais, graças às vacinas, e há cada vez menos quintas e também por isso temos que comer o frango do aviário que, concordarão, não é o melhor frango do mundo!

No mundo em que vivemos tomar ou não vacinas não nos afeta apenas a nós porque não vivemos na quinta, isolados, a criar galinhas.

Não vivemos num mundo perfeito, por favor, vacinem-se para que seja menos mau!

mortalidade_infantil

(Fonte do gráfico – Prodata)

Advertisements

Um pensamento sobre “Num mundo perfeito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s