O bem individual e o bem coletivo!

Por vezes o bem individual sobrepõe-se ao bem coletivo. Somos egoístas por natureza e, por vezes, esquecemos que para acrescentar um pouco de valor ao nosso bem estar individual é necessário retirar muito mais ao bem estar coletivo.

Ontem, numa superfície comercial, tentava comprar coentros para fazer uma açorda. À minha frente uma senhora de idade, com mau aspecto, tentava fazer o mesmo. No entanto, para escolher os coentros que levaria, pegava em cada um dos molhos e metia-os no nariz. Ou melhor, metia o nariz bem no meio do molho de coentros e dava duas snifadelas. Repetia o gesto, molho a molho, na esperança de encontrar um que cheirasse melhor que todos os outros.

Procurar o melhor produto para si deve ser um direito da senhora. Mas a que preço?  Se estivesse doente, com gripe, por exemplo, a procura do melhor molho de coentros teria certamente contaminado todos os outros que ficaram para ser levados por outros clientes. Por isso, penso que o direito da senhora deveria terminar onde começam os direitos dos outros clientes. Penso que deveríamos ter uma ASAE para fiscalizar os clientes de supermercado, principalmente os que ainda não perceberam que os molhos de coentros cheiram todos a coentros porque vieram do mesmo lugar e,  provavelmente, foram colhidos no mesmo dia. Ou aqueles que apalpam todos os tomates na esperança de encontrar aqueles que estão no ponto certo para fazer a sua salada. Dali a pouco, a mesma senhora revirava, literalmente,  uma caixa de batata doce, na esperança de, no fundo, encontrar a batata doce perfeita.

E foi graças ao bem estar individual que tivemos que comer açorda sem coentros, ontem!

(*) Imagem encontrada aqui

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s