Baleia Azul

O que leva  jovens a obedecer a ordens que lhes chegam pela Internet? O mais recente perigo  no ciberespaço consiste num “jogo” que pode culminar no suicídio de quem o joga. Chama-se Baleia Azul e parece ter começado na Russia, onde terá já provocado mais de uma centena de mortes. Também em Portugal começaram a surgir casos de jovens que parecem estar a jogar este perigoso jogo.

Para “jogar”,  os jovens têm que obedecer a ordens que um curador lhes envia pela Internet. São 50 desafios, sendo o último o suicídio. Até lá,  terão que se mutilar, que se encontrar com outros jogadores, acordar a meio da noite, ver filmes de terror, subir a telhados.

A pergunta que não me sai da cabeça é: porque desejam tanto os jovens obedecer a alguém?

De repente, jovens que não obedecem aos pais nem aos professores estão dispostos a obedecer a alguém que os contacta pela Internet. Estão dispostos a mutilar-se e a enviar as provas a essa pessoa. Estão dispostos a por a vida em risco e, em última instância, a perdê-la.

Não compreendo!

Não compreendo de onde vem a necessidade de obedecer. Será que sentem falta do autoritarismo dos pais, muitas vezes ausente? Será que  a Escola os ensina mais a obedecer que a questionar? Será que querem provar alguma coisa a alguém?

Sejam quais forem as respostas,  penso que as famílias e a escola devem encarar este fenómenos com preocupação. É mais um dos perigos que chega pela Interne, embora pense que a Internet é apenas o mensageiro.

Os jovens precisam de saber que podem ser criativos, que podem pensar por si, que não precisam de provar nada a ninguém.

Um dos lemas do projeto SeguraNet é: Tu decides por onde vais. É disso que se trata, de saberem que são eles que decidem por onde vão. Essa decisão não pode ser de mais ninguém e não será certamente de nenhum curador que os contacta pela Internet.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.