Fátima

Ontem fui ver Fátima. Não fui ver a Fátima, nem fui a Fátima, fui só ver Fátima, o último dos filmes de João Canijo.

Onze mulheres são acompanhadas na sua viagem de mais de 400km, de Vinhais até ao Santuário de Fátima. Pelo caminho, nem sempre tudo corre bem, como em qualquer aventura que junte 11  mulheres!

A sala estava bastante composta. Fico contente. É bom ver o bom cinema português ser reconhecido pelo público. O filme quase parece um documentário, embora não o seja. São atrizes. Atrizes que fizeram uma peregrinação a Fátima para se prepararem para o papel. Não esta peregrinação, mas várias. Cinco ao todo em grupos de duas e nem todas partindo de Vinhais. Resultado: interpretações brilhantes de onde se destacam Rita Blanco e Anabela Moreira, mas também a Cleia Almeida.

Eu também já fui a Fátima, embora partindo de Coimbra e não de Vinhais. Foram 3 dias a caminhar, pouco mais de 30 km por dia. Pouco mais de 90 km no total, na melhor das companhias, sem chatices apenas grandes conversas. Uma noite passada num belo hotel, em Pombal,  e mais duas  em casa de amigos com todas as comodidades, mordomias e simpatia com paragens sempre que nos apetecia. Diria pois que, além do destino, pouco mais havia  em comum com a viagem de 9 dias destas 11 mulheres que dormiam amontoadas numa caravana sem sempre terem direito a banho quente antes.

Se já foi peregrino, se pensa vir a ser ou se, simplesmente, os vê passar na estrada, principalmente em maio,  não deixe de ver o filme. Não se trata de um documentário, mas de tão bem feito, quase parece!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s